Em comemoração a Semana do Meio Ambiente, as estudantes Valesca Silva, 18, e Luciele Santos, 19, da Escola Estadual do Campo Hermínio Manoel de Jesus, localizado no distrito de Bonfim, na zona rural de Valença (248 km de Salvador), foram recebidas pelo governador Rui Costa, nesta terça-feira (4), para apresentar o projeto sustentável “Entre gotas e sabores”. Acompanhadas do secretário da Educação do Estado, Jerônimo Rodrigues, as alunas mostraram como desenvolvem os copos biodegradáveis, feitos de casca do aipim e com o coração da banana, que são usados como suporte na plantação de sementes na horta escolar. Com o projeto, que faz parte do Clube de Iniciação Científica, as estudantes também estão aprendendo a reutilizar a água do ar-condicionado por meio de sistema com canos de PVC.
Para a estudante Valesca Silva, o encontro com Rui Costa foi uma grande oportunidade de apresentar o projeto desenvolvido no colégio. “Me sinto lisonjeada de representar o Clube de Ciência da minha escola e poder apresentar o nosso projeto para o governador. O meu sentimento é de gratidão. E além do aprendizado, podemos ainda levar esse conhecimento para um público ainda maior. Por sermos da zona rural, temos a chance de colocar na prática esse projeto aprendido na escola. Ainda mais por ser uma atividade que envolve ciência”, disse.
A estudante Luciele Santos destacou que o reconhecimento motiva ainda mais a continuarem no aperfeiçoamento do trabalho. “É maravilhoso chegarmos tão perto do governador apresentando esse projeto, onde também pudemos conversar sobre as descobertas e anseios para a melhoria de nossas pesquisas. Realmente foi emocionante e muito gratificante. Sem esquecermos da importância e da participação dos nossos colegas do Clube de Ciência e dos professores”, contou.
O governador Rui gosta enfatizou a força de vontade dos estudantes e professores para produzir conhecimento. “Que isso seja um estímulo para os 400 estudantes da unidade e para que o Clube de Ciências resulte em mais projetos deste tipo. Fico feliz com a dedicação de todos. Nada substitui a paixão por aquilo que gostamos de fazer. Acredito que esse trabalho ainda vai ser muito comentado nas próximas feiras estudantis”, afirmou.
Segundo o secretário Jerônimo Rodrigues esse é um momento em que os estudantes podem contribuir para motivar os colegas com grandes projetos. “Eles têm a oportunidade de estar junto ao governador Rui Costa representando os alunos da rede estadual e apresentando um excelente projeto que pode servir de motivador para os colegas. Queremos que cada escola se sinta incentivada a produzir e trabalhar projetos que nem esse, agregando muito à aprendizagem dos estudantes”, disse.
As estudantes foram acompanhadas pela professora de Química e coordenadora do projeto, Rafaela Santos, que explicou como surgiu a ideia do projeto. “Queríamos utilizar algo que fosse jogado fora, que a nossa comunidade não enxergasse uma utilidade. Daí surgiu a proposta de utilizar o ‘coração da banana’ e a ‘casca do aipim ou mandioca’ para fazer os copinhos que são usados como suporte na plantação de sementes na horta escolar. Ao mesmo tempo, que não estamos poluindo o meio-ambiente, utilizando o plástico comum, estamos promovendo a adubação a partir da degradação, em 20 ou 30 dias, dos copos biodegradáveis. Além de relacionarmos o projeto com a química, onde os alunos podem compreender a transformação do amido em plástico e o tempo de degradação em relação à composição do bioplástico”, contou.
Passeio pela capital
Após o encontro com o governador e o secretário da Educação, as estudantes, acompanhadas das professoras, fizeram um passeio pelos pontos turísticos de Salvador. Esta é a primeira vez que as adolescentes visitam a capital baiana.