Com a inclusão do município de Itapé (BA) neste sábado (22/01), chegam a 20 as cidades da Bahia e de Minas Gerais habilitadas com o Saque do Fundo de Garanta do Tempo de Serviço (FGTS) por motivo de calamidade, devido às fortes chuvas no fim de 2021. Os moradores das áreas afetadas, conforme endereços identificados pela Defesa Civil Municipal, podem solicitar o saque. É necessário possuir saldo positivo na conta do FGTS e não ter realizado saque pelo mesmo motivo em período inferior a 12 meses. O valor máximo para retirada é de R$ 6.220,00.

Veja abaixo a lista completa das cidades (ordem alfabética) e o prazo para solicitar o saque:

Águas Formosas (MG) — até 10 de março
Almenara (MG) — até 16 de março
Canavieiras (BA) — até 10 de março
Coaraci (BA) — até 28 de março
Eunápolis (BA) — até 10 de março
Gandu (BA) — até 28 de março
Ibicaraí (BA) — até 28 de março
Ilhéus (BA) — até 15 de março
Itabela (BA) — até 15 de março
Itabuna (BA) — até 28 de março
Itapé (BA) — até 28 de março
Itajuípe (BA) — até 12 de abril
Itororó (BA) — até 28 de março
Jequié (BA) — até 28 de março
Jiquiriçá (BA) — até 14 de março
Machadalis (MG) — até 10 de março
Medeiros Neto (BA) — até 10 de março
Mundo Novo (BA) — até 10 de março
Prado (BA) — até 10 de março
Teixeira de Freitas (BA) — até 10 de março
Como solicitar o saque FGTS:

A solicitação é realizada de forma fácil e rápida pelo aplicativo FGTS. Basta acessar a opção Meus Saques, no celular. Não há necessidade de comparecer a uma agência. Ao registrar a solicitação é possível indicar uma conta da CAIXA ou de outra instituição financeira para receber os valores, sem nenhum custo.

O aplicativo está disponível para download gratuito nas plataformas digitais e é compatível com os sistemas operacionais Android e IOS.

Orientações para o trabalhador com direito ao saque por calamidade:

Realizar o download do app FGTS e inserir as informações de cadastro;
Ir na opção “Meus saques” e selecionar “Outras situações de saque — Calamidade pública” — acessar a cidade;
Encaminhar os seguintes documentos: foto de documento de identidade, comprovante de residência em nome do trabalhador, emitido até 120 dias antes da decretação de calamidade;
Selecionar a opção para creditar o valor em conta CAIXA ou outro banco e enviar a solicitação;
O prazo para retorno da análise e crédito em conta, caso aprovado o saque, é de cinco dias úteis.

Informações sobre a documentação:

Carteira de Identidade — também são aceitos carteira de habilitação e passaporte;
Comprovante de residência em nome do trabalhador: conta de luz, água ou outro documento recebido via correio, emitido até 120 dias antes da decretação de calamidade.
Certidão de Casamento ou Escritura Pública de União Estável, caso o comprovante de residência esteja em nome de cônjuge ou companheiro(a).
Para mais informações, os trabalhadores podem acessar o site da CAIXA ou entrar em contato com a CAIXA pelo Fale Conosco 0800 726 0207.

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