O candidato Jerônimo Rodrigues (PT) faltou ao debate nesta manhã promovido pela TV Aratu, afiliada do SBT na Bahia, e foi alvo de críticas do seu adversário no segundo turno, ACM Neto (União Brasil).
“O candidato não pode se esconder, e ele no primeiro turno se escondeu atrás de números. Agora vamos escolher muito mais que um número, é o que nós desejamos no futuro. Lamento que ele esteja ausente. Eu firmei o compromisso e estarei em todos os debates, e vou aguardar o candidato Jerônimo”, disse.
Antes do início do debate, a TV informou que Jerônimo enviou nota avisando que não iria participar do encontro. Logo, a emissora decidiu entrevistar ACM Neto por uma hora, com perguntas de jornalistas e de eleitores (previamente gravadas).
Apesar de garantir presença agora, no primeiro turno —enquanto era apontado como líder folgado das pesquisas— ACM faltou à maioria dos debates, indo apenas a um: o da afiliada da TV Globo. O evento ocorreu a menos de uma semana da eleição, quando Jerônimo já aparecia colado ao candidato do União Brasil.
“Nós estamos agora em um segundo turno. Somos apenas eu e ele, o eleitor tem a oportunidade de se conhecer, saber nossas ideias, propostas e visão para o futuro da Bahia. Esse confronto é essencial para o eleitor poder comparar a trajetória, currículo e capacidade de cada um”, afirmou.
Durante o encontro, ele foi questionado sobre vários temas e citou que a Bahia lidera a taxa de homicídios. Prometeu contratar mais policiais e levar iluminação de LED para as cidades do interior. “Não é um problema nacional, nós somos o ranking de homicídios com o dobro do segundo colocado, Pernambuco”, afirmou.
Sobre ficar atrás no primeiro turno, ACM Neto disse que o resultado mostrou que “desejo de mudança da maioria dos eleitores”.
“Se somarmos os votos meus com aqueles que disputaram no primeiro turno, temos a confirmação que os baianos não querem a continuidade daqueles que nos governam há 16 anos”, afirma.